segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para que emancipar-se?

Centenas de pessoas participaram ontem (15) de mais um evento pedindo a emancipação de Izacolândia, distrito de Petrolina. O movimento tem ganhado força por conta de um projeto da deputada Isabel Cristina (PT) na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o qual será debatido em breve, de acordo com a Comissão de Emancipação.

Durante o evento, os palestrantes falavam ao público sobre o plebiscito que deve acontecer até setembro, já que em muitas cidades do País já estão sendo autorizadas as emancipações.

O palestrante e coordenador da comissão, Júlio César Monteiro, exemplifica o apoio consolidado das prefeituras de Jaguarari e Casa Nova, para os distritos de Pilar e Santana do Sobrado, na Bahia quando o prefeito disponibiliza estruturas para condução do processo e toda a logística que as comissões precisam.

Na ocasião, Júlio César disse esperar o mesmo apoio em relação ao prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.

(O texto acima foi retirado do blog Carlos Britto).

É engraçado (ou não), como os políticos conseguem iludir o povo. Colocam na cabeça das pessoas como se o fato de se tornar cidade mudaria a vida deles para melhor. Mas na verdade isso só pioraria, a prova está nas pequenas cidades vizinhas a Petrolina, que muitas delas não conseguem se sustentar e ainda dependem e muito dela.

Com Izacolândia não será diferente, ela não tem como se auto-sustentar, a única coisa que mudaria seria uma oligarquia política mais forte. Não podemos nos deixar iludir com a ideia de que ser cidade é suficiente para melhorar a vida de todos. Não é a toa que a divisão de cidades, e Estados, chama-se divisão política, se o descaso em Izacolândia ou em qualquer outra parte do município é por que os políticos não administram Petrolina como deveriam.

Pensemos um pouco. Izacolândia tem infra-estrutura para ser uma cidade? Ela é capaz de auto-sustentar-se com recursos próprios? Se os moradores da futura cidade precisarem de um hospital para onde vão? Se precisarem de ir a um banco nela vai ter o banco que procura? E se precisarem algo relacionado a justiça, terão seu próprio fórum? Será capaz de pagar em dias e como devem seus funcionários públicos? (Isso nem Petrolina tá fazendo). Em que melhorará a vida do povo?

Então porque ser cidade? Mudará o que para o povo? Pois o político local é que será beneficiado, ja a população continuará na mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário