quinta-feira, 19 de maio de 2011

Obama garante cortar gastos, no entanto manterá as despesas militares



Até onde pode chegar o governo dos EUA? Depois de divulgar que ultrapassaram o limite para a dívida pública e reconhecerem que novas medidas deveriam ter sido tomadas, o governo Obama afirmou dizer que mesmo irá pôr em prática o plano de corte de gastos públicos, no entanto irá poupar alguns setores.
Sendo assim imaginamos que os EUA irá cortar gastos militares que é o setor que os mesmos mais gastam não é verdade? É, mas só fica na nossa imaginação, pois segundo o governo estados unidenses entre os setores que estarão garantidos, está a segurança social, o sistema de saúde e os salários dos militares.
No entanto, os cortes de gastos públicos já estão certos de acontecerem. Até o momento já foi anunciada a suspensão do investimento do governo em dois fundos públicos de pensões.
Segundo o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, essa medida é necessária para cobrir as despesas mínimas, caso contrário não haverá dinheiro, "nem para a Segurança Social, nem para o programa público de assistência sanitária Medicare, nem para os salários do Exército, nem para pagar os juros da dívida que já está nas mãos de investidores de todo o mundo", destacou Geithner.
O limite de 14,3 trilhões de dólares da dívida norte-americana corresponde a 94% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano. E caso os EUA apenas ameaçasse não pagar esta dívida já acarretaria uma crise financeira ainda maior em todo o mundo.
Apesar da esperança de pagamento, os credores do título da dívida pública estados unidenses, temem que os juros aumentem progressivamente e consenquentemente os custos de financiamentos.
O fato é que enquanto afirma o corte na previdência, Obama já divulga que vai continuar com os investimentos militares e demais áreas de interesse político, como o sistema de saúde. Pelo tamanho do rombo na economia estados unidenses, evidencia que haverá uma grande política de cortes dos serviços públicos comprometendo ainda mais os trabalhadores e os milhões de desempregados e, por conseqüência, as economias dos demais países.
Os EUA deveriam colocar como corte de gastos exatamente o que mais gasta e o menos necessário. Ou seja, os gastos militares, enquanto eles dizem está defendendo a paz mundial o país continua em crise com uma taxa de desemprego, milhões de americanos insatisfeito, e tenta manter sua popularidade matando um terrorista, como só o fato dele (Bin Laden) ser o líder a Al Qaeda deixaria de atacar, e o pior que ele sabe disso.
Mas por que ele faz isso? Certamente porque os EUA se preocupam mais em manter seu império do que cuidar de seu povo. O fato é que isso pode ter um efeito contrário e chegará ao fim o imperialismo estados unidenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário