sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Geografia: Ciência humana ou exata?

Sabemos que a geografia é uma ciência humana mas será que a geografia ensinada nas escolas é uma geografia crítica proposta por geógrafos renomados como Milton Santos, ou ela é tratada de forma objetiva, Exata?


Sabemos que o objeto de estudo da geografia é a superfície terrestre, e nele está inserido o relevo, a vegetação, a hidrografia, mas também está inserido o homem que muitas vezes é esquecido dentro do contexto geográfico. Nas escolas vemos uma geografia que está a serviço da ideologia dominante, onde se preocupa em estudar o físico esquecendo (intencionalmente), que dentro desse espaço físico há o homem, que por sinal domina esse espaço ocupando-o e modificando-o.


Não quero dizer aqui que devemos esquecer o físico, longe disso, até por que antes da faculdade, os mapas eram o meio que me aproximaram da geografia, mas o estudo do meio físico devem vir acompanhado do humano.

Por exemplo, podemos ver num mapa de vegetação a divisão da mesma, só que nem sempre ou mesmo nunca ela mostra os reais valores em área dessa vegetação, vemos por exemplo a Mata Atlântica recobrindo grande parte do litoral, porém sabemos, que devido ao uso de um "melhor condição de vida" voltada para a tecnologia e o consumo essa área encontra-se totalmente modificada pelo homem.


Assim, todos nós geógrafos-educadores, devemos levar para a sala de aula um novo jeito de ver a geografia e não aquela empregada pelos dominantes na visão atual de nossos alunos. queremos uma geografia humana e não uma geografia exata que muitas vezes encontramos em nossas escolas públicas ou particulares.

2 comentários:

  1. concordo com o que foi dito a geografia precisa ser mostrada de maneira que o homem esteja mais presente nela,eu como estudante afirmo que tá na hora de mostrar a todos que o espaço é resultado das nossas ações.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita leitura. Proposta necessária e urgente, a geografia precisa dar conta das informações a respeito dos porquês da pobreza e da má distribuição da renda. Além do que, ela é a mais provável opção para o apontamento das áreas hotspots, através da biogeografia.

    ResponderExcluir