sábado, 2 de abril de 2011

Ramos da Geografia

A definição mais comum que vemos sobre a geografia é que ela é a ciência que estuda o espaço modificado pelo homem, no entanto podemos acrescentar que além do espaço modificado, ela estuda também o processo de modificação desse espaço. Nesse sentido podemos difidir a Geografia em dois grandes grupos: a Geografia Física e a Geografia Humana.

A Geografia Física
.
É uma Ciência da Terra (geociência), que estuda o espaço físico da mesma, como o clima, a vegetação e a fauna, o solo, os rios, os mares e oceanos, as paisagens e como tudo isso se formou e se distribuiu no espaço.
.
De uma forma mais geral, podemos subdividir o objeto de estudo da Geografia Física em:
.
1 - litosfera
.
A litosfera (do grego λίθος [líthos] = "rocha" + σφαίρα [sfaíra] = "esfera") é a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre.
.
2 - Hidrosfera
.
Hidrosfera (do grego ύδωρ [hydor] = "água" + σφαίρα [sphaira] = "esfera") é o conjunto de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. Compreende todos os rios, lagos, lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre.
.
3- Atmosfera
.
A atmosfera (do grego ἀτμός [Atmos] = "vapor de água, vapor, ar" + σφαῖρα [sphaira] = "bola, esfera"), é uma camada de gazes que cobrem a superfície da Terra graças à ação da força gravitacional.
.
4- Pedosfera
.
O pedosfera é uma parte da geosfera e descreve a interface entre a atmosfera e a litosfera. É uma zona fronteiriça da superfície da Terra em que a litosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a biosfera interagem entre si.
.
5- Biosfera
.
A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres, ou seja, é a zona onde se encontra vida na Terra. Nela encontramos todos os seres vivos, suas interrelações e suas interações com o meio físico (litosfera, atmosfera e hidrosfera).
.
Diversas disciplinas se enquadram em maior ou menor grau no que chamamos de Geografia Física, dentre as quais: Biogeografia, Climatologia, Geomorfologia, Hidrografia, Geografia ambiental, Paleogeografia, Geografia, Astronômica.
.
Áreas de Suporte - Cartografia, Toponímia, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Geologia, Pedologia, Glaciologia, Hidrografia, Oceanografia, Meteorologia, Antropologia Sociologia, Filosofia e Estatística.

Geografia humana
.
É uma ciência humana que se consagra ao estudo e a descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço que a compreende, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade bem como o estudo do homem em que vivemos nos sentido da relação do homem com o espaço, o homem espacializado.
.
Teoria e Metodologia em Geografia Humana/Epistemologia da Geografia Humana
.
Dentro de cada campo da geografia humana se pode utilizar diferentes abordagens filosóficas para a pesquisa; por isto um geógrafo humano pode ser um geógrafo urbano marxista ou um geógrafo urbano feminista etc. Tais abordagens são:
.
Geografia do comportamento , Geografia crítica, Geografia feminista,Geografia marxista .


Uma grande pergunta na geografia humana é se existe uma unidade básica de estudos (ou escala "geral") para estudar/analisar o espaço), e quál seja esta unidade. A pergunta é cómo delimitar o espaço para que a sua análise seja mais fácil? Exemplos de escalas básicas de geografia humana podem ser:

Habitat, Local; Lugar; Meio (meio ambiente, meio cultural,...); Paisagem( campo visual)

Método
Como em todas as ciências, na geografia humana se utiliza métodos e conceitos que servem para soster teorias.

Entre outros grupos de métodos na geografia humana destacam-se: o "positivista", o "humanistico-hermeneutico", e o "estrutural", estruturalista; fenomenológico; funcionalista; neopositivista; teoria de sistemas e a dialética marxista, esta última é a que utilizamos neste blog, pois ver o mundo em sua totalidade, pois acredita-se que apenas uma transformação no sistema atual vigente poderá diminuir as grandes desigualdades existentes.

Campos da geografia humana
.
Como a geografia humana estuda a própria sociedade através do espaço (ou a espacialidade da vida social), as dimensões do estudo da geografia humana são as dimensões básicas da sociedade, ou seja a dimensão económica, a dimensão política, e a dimensão cultural da sociedade, entre outras coisas; resultam a geografia económica, a geografia política, e a geografia cultural, entre outros campos da geografia humana:

Geografia econômica, Economia, Geografia cultural, Antropologia, Geografia social, Sociologia, Geografia histórica, História, Geografia agrária, Geografia ambiental Estudos ambientais, Geografia médica,Medicina e Saúde, Geografia política e Geopolítica, Ciencia política, Geografia estratégica, Geoestrategia, Urbanismo, Arquitectura, Ecologia humana, Geografía humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário