sábado, 2 de abril de 2011

A ironia do Capitalismo

O querido Milton Santos em seu livro "Por uma outra Globalização" nos alertava para O Capitalismo perverso, um sistema que visa somente o lucro e a movimentação do capital sem importar com os seres humanos, ouvi uma frase de um autor que não me lembro o nome a qual ele dizia "Deus fez o Homem para amar e as coisas para usar, no entanto os homens estão cuidando das coisas e usando os homens", o fato é que esse sistema atual vigente preza o materialismo sem importar com as condições oferecidas aos homens.
Por outro lado há a base socialista idealizada pelo grande teórico Karl Marx, ele acreditava que somente a substituição do sistema atual vigente por um outro baseado na comunhão (socialismo) poderia enfim acabar com as grandes desigualdades sociais.
No entanto quando suas ideias começavam a serem implantadas através das lutas sociais (com o surgimento da URSS (União Republicana Socialista Soviética) os grandes capitalistas passaram a tratar os comunistas (aqueles que buscavam a implantação do socialismo em seus países) como criminosos e por isso até hoje grande parte da sociedade quando ouvem falar dos mesmos já imaginam como pessoas no patamar de traficantes e/ou assassinos.
Hoje Cuba é tratada como um país ruím de se viver, no entanto lá é "ruim" para aqueles que desejam uma vida de luxo, é uma pena que nós humanos somos muito apegados as coisas materiais e talvez por isso o socialismo na prática não tenha dado certo, no entanto como já citei, em Cuba as pessoas têm direito a educação e assistência a saúde de boa qualidade.
Pois bem, o engraçado é que nas crises do capitalismo ou nas grandes tragédias naturais se utilizam do socialismo para amenizar os problemas ou para superar a crise.
Na tragédia recentemente no Japão, as atenções se voltam tanto para os prejuízos provocados pelo desastre quanto pela risco nuclear, é claro que isso são grandes problemas e é natural que seja discutida.
Mas o que chamo atenção é a ironia do capitalismo, o Japão é um dos países mais industrializados, a 3ª potência mundial e cresceu através do moldes capitalistas e agora para reeguer-se necessita da solidariedade e da comunhão dos povos que fazem parte das ideias socialistas.
Eis então a Pergunta se o capitalismo é o melhor para o mundo porque se utilizam dos processos socialistas para superarem seus problemas? Caso tenham alguma resposta para isso respondam nas postagens, pois eu gostaria de saber rsss

Nenhum comentário:

Postar um comentário