quinta-feira, 7 de abril de 2011

Novo Código Florestal: defendendo o "Desenvolvimento Sustentável?"

O novo código florestal proposto pelos ruralistas, está gerando uma grande discussão entre os mesmos e os ambientalistas e movimentos sociais que são contra a aprovação da atualização do código.



Entre outras leis o novo código prevê que os pequenos agricultores não sejam obrigados a deixar sua área de reserva legal, pois para eles o pequeno produtor não tem condições de deixar uma área preservada, isso é até verdade, mas essa não é a solução, a frente direi por quê. Ele prevê também que haja a diminuição da área destinada às matas ciliares e o perdão das multas daqueles que desmataram antes de 2008.

O fato é que a decisão da aprovação do novo código florestal está nas mãos do deputado ruralista Aldo Rebelo do PC do B, ele por sinal após descer do palco montado para a reivindicação dos ruralistas afirmou: "É muito bom que produtores venham a Brasília e demonstrem que podem produzir sem desmatar. Até o fim da semana, apresento as modificações já depois de receber sugestões".

Um dia após o protesto dos defensores da aprovação Ambientalistas se uniram a manifestantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) para fazer um protesto em frente ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (7), contra o projeto do Código Florestal.


Representantes do grupo se reuniram com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com o presidente da Câmara, Marco Maia, para entregar um documento com sugestões e críticas ao projeto.

Uma das representantes do grupo de ambientalistas, Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental (ISA), disse que o protesto realizado por ruralistas na última terça-feira (5) não condiz com a vontade de toda classe. "Este movimento hoje só veio mostrar que a manifestação de terça-feira não representa a vontade e os interesses de todos os trabalhadores rurais do Brasil", afirmou.

Não sei o que continha nesse documento que foi entregue à ministra, mas com certeza o projeto do novo código florestal beneficia somente os produtores e esquecem que a natureza já está tão maltratada e isso apenas prejudicaria ainda mais essa situação. Destaco que isso comprova que o capitalismo jamais buscará o “desenvolvimento sustentável” já que no seio do sistema atual vigente isso é impossível, pois o mesmo incentiva a produção em massa e a sociedade do consumo e isso contradiz a preservação ambiental.

Se os pequenos produtores não podem produzir em pequenas propriedades a solução não é desmatar já que isso traria outro problema, mas sim a efetivação da Reforma Agrária distribuindo as terras justamente, que é proposta do socialismo. Destaco aqui que essa distribuição não iria tirar de um dono para dá a outro, mas sim corrigir um problema ocorrido no período colonial (Sesmarias e Lei de Terras), onde os grandes latifundiários receberam “gratuitamente” grandes extensões de terras e assim surgindo o latifúndio.

O mais engraçado é que o deputado Aldo Rebelo defensor da aprovação, é do PC do B que está anunciando na TV como um partido socialista, isso é contraditório não acham? rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário