sábado, 21 de novembro de 2009

ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO HOME: NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

HOME, Nosso Planeta, Nossa Casa traça um perfil da Terra, desde a sua criação até os dias atuais. E que choca com o que a humanidade tem feito com o nosso Planeta, com a nossa Casa, nos últimos 50 anos.

No início o documentário fala sobre o surgimento e formação do planeta, dos seres vivos, mas logo mostra que o homem surgido a 200 mil anos, provocou durante todo esse tempo e como já citado mostra como com a revolução industrial e consequentemente com a tecnologia voltada para o consumismo vem destruindo cada vez mais depressa o nosso planeta vem sendo degradado, mostrando que nos últimos 50 anos esse processo de “industrialização” provocou grande destruição de nosso planeta como nunca na história.

Alguns dados do documentário:
* 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta.
* O mundo gasta doze vezes mais em armas do que em ajuda de desenvolvimento de países.
* 5.000 pessoas morrem todos os dias por beber água poluída.
* Uns bilhões de seres humanos não têm acesso à água de beber salutar.
* 1 bilhão de pessoas passam fome.
* Mais de 50% do grão comercializado ao redor do mundo é usado para ração animal ou biocombustíveis.
* 40% da terra cultivável é degradada.
* A cada ano, 13 milhões de hectares de florestas desaparecem.
* 1 mamífero em 4, 1 pássaro em 8, 1 anfíbio em 3 estão ameaçados de extinção. As espécies estão desaparecendo mil vezes mais rápido do que o ritmo natural de extinção.
* 75% dos produtos da indústria pesqueira estão extintos, esgotados ou em risco de extinção.
* A temperatura média dos últimos 15 anos tem sido a mais alta desde o início de seu registro.
* A calota polar perdeu 40% de sua espessura em 40 anos.
* Poderá haver 200 milhões de refugiados do clima em 2050.

O fato é que aos poucos o homem em busca de “melhores condições de vida”, enfim o lucro está destruindo sua casa. Muitos animais e plantas estão em extinção, outros já se extiguiram, enfim, o homem está destruindo o ciclo da vida, pois, como diz no documentário a natureza está interligada, um ser depende do outro.Será que o consumismo é motivo para explorarmos dessa forma nossa casa? Se pesquisarmos o preço destes produtos tão “valorizados” e “cobiçados” pelo mundo de hoje vemos que um celular pode custar 2000 reais quem sabe mais, uma TV de plasma de 42’ uns 5000 reais, uma Ferrari 3 milhões de reais, mas quanto vale um mico-leão-dourado? Um lobo-guará? Uma arara-azul? Um pau-brasil? o nosso planeta, nossa casa? Nossa vida?

Muito ouvimos sobre aquecimento global, destruição e exploração da terra, mas pouco se vê ações concretas para que mude as previsões catastróficas sobre o futuro de nosso planeta. Até quando vamos nos limitar a falar e passaremos a agir? Quando será não sabemos, mas depende de cada um de nós fazermos nossa parte para que um futuro não muito distante a terra deixe de ser o único planeta conhecido, que há condições à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário