quarta-feira, 13 de abril de 2011

Novo plebiscito sobre o desarmamento: afinal caso haja mudará alguma coisa?


Após o acontecido na escola em Realengo voltou à antiga discussão sobre a posse de armas. O senador José Sarney sugeriu que houvesse um novo plebiscito para que a população decida sobre o desarmamento ou não. Já houve um em 2005 e a população decidiu para que não, porém Sarney alega que a “população muda”, e por isso seria necessário um novo.
É bom saber que a população poderá decidir algo, mas será que a decisão mudará alguma coisa? O fato é que mesmo com a decisão do não desarmamento a partir das leis existentes de posse de arma restringiu o armamento às pessoas civis e até mesmo as não civis.
Gostaria de enfatizar que a decisão pelo desarmamento poderia diminuir a posse de armas, porém o contrabando continuaria. Acaso já viram algum bandido se preocupar com leis? Deixam de plantar maconha por que é crime? Deixam de roubar bancos porque eles têm câmera? Criminosos não têm limites.
Eu não sei o que eles querem com o plebiscito, mas sei que não mudará em nada, se mudasse seria ótimo, mas não é o caso. Vivemos num sistema que camufla a democracia, pois as pessoas tem pouco poder de decisão. Jamais um plebiscito será realizado para decidir o salário dos nossos governantes. O primeiro plebiscito só houve para esfriar a decisão sobre o mensalão, este poderia ser para corrigir o erro da população? Bom, não sabemos.
O fato é que necessitamos de mais segurança e incentivo a educação de boa qualidade. Não quero dizer que um analfabeto tem maiores chances de ser m criminoso, isso não, pois onde eu morava existem vários analfabetos ou que estudaram pouco e nem por isso se tornaram criminosos, quero dizer que quando um aluno está na escola e esta passa a transmitir não apenas conhecimento, mas também a educação moral diminuirá e muito a chances da criança que estuda nela vá para o caminho errado.
Mas não cabe somente a escola esse papel, o grande problema atual eu atribuo ao sistema que retira o valor da família. Os pais são obrigados a trabalhar muito para sustentar a família e muitas vezes acabam não tendo tempo para acompanhar seus filhos, para conversar com eles, passar tempo com eles. Isso faz com que os filhos não tenham a atenção devida da figura pai e mãe e muitas vezes isso prejudica a educação da criança.
Nesse sentido, o plebiscito sempre é interessante, no entanto no sistema atual vigente o munícipe, jamais terá o direito de votar em decisões de grande importância ou de grande interesse político, só com a transformação radical que é promovida pelos movimentos sociais defensores do socialismo podemos enfim decidir realmente sobre nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário