segunda-feira, 11 de abril de 2011

O veneno nosso de cada dia: os agrotóxicos invertendo o papel de nossos alimentos


É contraditório que nossos alimentos mais "saudáveis" sejam tão prejudiciais à saúde! O modelo agrícola implantado no país como em quase todo mundo, utiliza-se uma grande quantidade de agrotóxicos, isso faz com que os alimentos que chegam em nossa mesa, não seja tão saudável quanto deveria.

Pensando assim, foi Lançada no Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Campanha permanente contra o uso de agrotóxicos e pela vida pretende alertar que o veneno usado nos cultivos agrícolas brasileiros prejudica muito a saúde das pessoas e do meio ambiente.
De acordo com a organização da campanha, com os atuais níveis de utilização de agrotóxicos, cada brasileiro consome em média 5,2 kg de veneno por ano e o Brasil foi considerado em 2009, segundo o sindicato dos próprios produtores de defensivos agrícolas, o maior consumidor destas substâncias pelo segundo ano consecutivo. A campanha é organizada por mais de 20 entidades e movimentos sociais, que pretendem realizar atividades em todo o país para conscientizar sobre a necessidade de outro modelo de produção agrícola, sem utilização de veneno e baseado no respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, para aí, sim, produzir alimentos verdadeiramente saudáveis.

Destaca-se que, os maiores usuários de agrotóxicos em suas plantações são os grandes latifundiários que estão interessados apenas em "defender" sua produção de pragas para que os mesmos não tenham prejuízo financeiro, já o pequeno camponês raramente utiliza deste método. A cidade de Petrolina - PE é um bom exemplo de como os agrotóxicos prejudicam e muito a saúde. A cidade tem a maior proporção de pessoas com câncer em Pernambuco e a quantidade chegou a este nível depois dos anos 1980 quando o agronegócio já estava firme na cidade.

Desde cedo aprendemos em casa e na escola que devemos lavar bem as frutas e verduras antes de comê-las, é uma prática que temos como lavar as mãos e escovar os dentes. É necessário pois, utilizar-se de métodos que não agridam a nossa natureza nem os alimentos nosso de cada dia. Esses métodos já existem, é preciso apenas pô-lo em prática, não podemos ficar quietos diante da situação que vivemos, sei que não somos nós (maioria de nós pelo menos) que usamos agrotóxicos em nossa alimentação e por isso podemos pensar que não podemos fazer nada.
Porém somos nós os consumidores, como a campanha nos alerta introduzimos em nosso corpo cerca de 5,2 kg de veneno anualmente, pode parecer pouco para alguns e exorbitante para outros, o fato é que elas prejudicam a nossa saúde.

Isso acontece porque o modelo capitalista só pensa em gerar renda, lucro, como já afirmara diversas vezes nesse blog. Muitos de vossos leitores podem achar o socialismo utópico, mas hão de concordar comigo que o sistema atual vigente é desumano, não é possível achar certo que algumas pessoas lucrem sem pensar na saúde do próximo.

O nosso Governo investe em campanhas publicitárias contra a dengue, a Aids, Tuberculose entre outros, mas é engraçado que nada se fala sobre o perigo dos agrotóxicos, será que é porque eles só compram alimentos orgânicos? Será que é porque fazer isso seria mexer com o modelo agrícola implantado pelo próprio governo? Ou será que é porque diminuiria o lucro deles?

O fato é que não podemos calar diante desse problema, ou vocês querem que os mesmo alimentos mais saudáveis sejam também os mais prejudiciais a nossa saúde? Essa contradição tem que acabar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário