segunda-feira, 4 de abril de 2011

Amazônia: uma vilã do Aquecimento Global?


Sabemos que as mudanças climáticas são provocadas por diverso fatores, porém recentemente chegaram a conclusão de que o principal responsável é o homem, com toda sua exploração natural.
Engraçado é que entre muitos culpados consideraram também as vacas por emitirem uma grande quantidade de metano quanto soltam seus gases (se é que me entendem).
Agora vieram com mais uma: uma reportagem no fantástico, (http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1657141-15605,00.html)relatou que estudos científicos percebeu que as recentes secas ocorridas na Amazônia fizeram da mesma sair de ajudante natural a vilã do aquecimento global. Entenda por que: para uma árvore crescer, ela precisa de carbono e esse carbono é capturado no ar, a árvore retira da atmosfera o gás carbônico. Quando a árvore morre, no processo de decomposição, a maior parte desse gás é liberada de volta.

Normalmente, a Floresta Amazônica retira mais gás carbônico da atmosfera do que emite e chega ao final de um ano com um saldo positivo, de 1,5 bilhão de toneladas. Só que a seca do ano passado provocou uma redução no ritmo de crescimento da floresta. E, com isso, ela deixou de capturar três bilhões de toneladas.

Além disso, a mortalidade de milhões de árvores vai provocar a emissão de outros cinco bilhões de toneladas. Um número dá importância dessa emissão: os Estados Unidos, com toda a sua produção industrial e seus automóveis, emitem 5,4 bilhões de toneladas por ano.
O fato é que isso mostra mais uma vez que o sistema a qual vivemos procura colocar culpa cada vez mais na natureza em vez de reconhecer que o sistema capitalista e a industrialização que em nome do "desenvolvimento" acelera e muito as mudanças climáticas.
Não discuto aqui a veracidade da grande emissão de gás carbônico na região mas, temos que lembrar que grande parte dessa emissão se deve às imensas queimadas provocadas principalmente para a implementação da agropecuária da região.
Fato esse que diminui a culpa da "seca" para essa grande emissão, lembro aqui também, que essas secas sucessivas na Amazônia já é reflexo da aceleração das mudanças climáticas provocadas pelo homem através da industrialização.
Sendo assim, devemos sempre refletir até mesmo sobre o que a ciência diz, devemos ver o mundo em sua totalidade e não simplesmente por fatos isolados, o sistema atual vigente provoca a discussão do aquecimento global mas na prática não fazem nada para reduzir esse processo, uma prova clara é os EUA maior emissor de carbono e a nação "mais poderosa" não ter feito parte da Convenção de Copenhague (2009) que procurava soluções para esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário