quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aprovação do novo código florestal: a demonstração da "qualidade" de nossos representantes


Logo após sabermos do assassinato de José Claudio Silva, líder seringueiro e de sua esposa, temos mais uma péssima notícia, na madrugada de hoje dia 25, os deputados de nosso país demonstraram o quanto estão “preocupados” com o desenvolvimento sustentável de nosso país. Por 410 votos a favor e 63 contra o novo código florestal foi aprovado, consentindo automaticamente a devastação de nossas florestas promovida pelo agronegócio.

Toda a análise sobre o novo código florestal já falei em outra postagem, por isso focarei apenas na “qualidade” de nossos representantes. Esses sujeitos que aprovaram o novo código florestal são eleitos pelo povo e para o povo, mas a decisão deles mostra que a preocupação deles jamais são os brasileiros, mas sim o lucro, o consumo.

Tanto se fala em aquecimento global, sustentabilidade, colocam o homem como principal causador dos problemas ambientais, falam que devemos tomar cuidado em nossas casas para não desperdiçar água, incentivam o plantio de árvores, mas na verdade os principais poluidores são as indústrias e o grande desmatamento provocado pelos latifundiários. Mas esses não são obrigados a diminuir suas emissões de dióxido de carbono, já um camponês no semiárido quando derruba um mandacaru para alimentar seus animais são obrigados a pagar uma fiança.

Que representantes políticos são esses que defendem apenas o capitalismo? Defendem que o novo código florestal é necessário para garantir o desenvolvimento sustentável, porém em nosso país não falta alimento, do contrário, não seríamos um dos maiores exportadores de frutas do mundo. O que falta são meios que viabilizem o acesso a esses alimentos para a população. Falta esse acesso por que aqueles que elegemos não se preocupam com aqueles que estão morrendo de fome ou de sede, mas apenas com seus próprios interesses.

Ainda temos esperança que esse código seja vetado ou pelo senado, ou pela Presidenta Dilma Roussef. Ela por sinal garantiu em campanha que vetaria qualquer lei que pudesse causar riscos ainda maiores em nossas florestas, e garantiu que continuaria com o compromisso do governo Lula de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80%.

O fato é que o destino de nossas florestas estão sob a responsabilidade de nossos representantes políticos, nesse sentido devemos ser mais conscientes naquele a qual votamos pois não podemos deixar que continuem a defender um modelo explorador, e permaneçam devastando nossas florestas, afinal foi para isso que os elegemos? Para continuar com a exploração natural em troca de um falso desenvolvimento? Eles podem ter a decisão, mas o que eles decidem deveria ser para o benefício do povo e não para a defesa de seus próprios interesses. O Estado enquanto defensor desse sistema jamais mudará isso, algo precisa ser mudado e essa mudança depende da força do povo, não podemos continuar permitindo que um bando de incompetentes continuem decidindo o futuro de nosso país e consequentemente o nosso, não podemos continuar sendo dominados por esse sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário