quinta-feira, 12 de maio de 2011

Educação do Brasil: um problema mais que pedagógico.. estrutural



Não é novidade nenhuma que a educação de nosso país não é nada boa, ainda mais p/ quem viu a teoria e a prática de nosso sistema educacional, mas a mídia “abriu” os olhos para a educação, depois de uma denúncia feita no fantástico (programa da rede globo) sobre a má qualidade da merenda, e, uma semana depois reportagens que foram ao ar durante a semana no Jornal Nacional (também da rede globo).
Durante as reportagens eles fizeram várias denúncias e “descobertas”, como por exemplo que os alunos do ensino médio se formam mas não aprendem segundo eles Dos alunos que terminam o ensino médio no Brasil, só 28% aprendem o conteúdo de português e apenas 11%, o de matemática. (da edição do jornal nacional de 11 de maio de 2011).
Eles colocam vários culpados como professores desqualificados, desvio de verbas da educação que já é pouco (cerca de 7%), a grande evasão escolar entre outros. Isso existe, todos nós sabemos, mas devemos ir além disso, pois o problema de educação do país é simplesmente estrutural. Inclusive na sua forma de avaliação o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O IDEB foi criado pelo MEC em 2007, com dados retroativos a 2005. Tem escala de zero a dez e sintetiza dois conceitos para medir a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
Esse tipo de avaliação busca apenas números a serem alcançados, sem necessariamente haver qualidade, a prova disso é que se hoje o Brasil ta melhorando seu número no IDEB é por que hoje um professor se ver praticamente obrigado a aprovar os alunos mesmo que esses não tenham aprendido o que deveriam, pois o Estado cria condições que favorecem e muito para que um aluno dificilmente seja reprovado.
E também não podemos avaliar o desenvolvimento de um aluno através de uma “prova” esse tipo de avaliação é ineficaz não somente porque avalia apenas duas disciplinas (por mais básicas que sejam), mas também uma única prova não diz realmente se o aluno aprendeu ou não o conteúdo, e se a educação é boa ou má, pois vários são os fatores que podem levar um aluno que tem um bom desempenho a tirar nota ruim como também, um aluno que não tem um bom desempenho se sair bem na prova.
Nesse sentido, é necessário destacar que a educação em nosso país necessita avançar e muito para chegar ao que queremos e necessitamos. Porém não são os números que vão determinar isso, mas sim como os alunos saem do ensino básico, o que aprenderam, se aprenderam, se estão capacitados ou não. O Estado quer alcançar através da quantidade, pois é isso que as organizações internacionais exigem, mas só teremos uma educação de boa qualidade, quando soubermos diferenciar o número que pode ser “imposto” do aprendizado que pode ser imutável.

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