terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo Estatuto dos Correios: abrem-se as portas para a privatização



Os trabalhadores dos Correios vem há muito tempo sofrendo com a grande precarização em seus serviços.

Tudo isso é reflexo de uma política que começou a ser implantada nos anos 1990, período em que o neoliberal Fernando Henrique Cardoso governava o país, e que foi mantido mesmo disfarçadamente com o presidente Lula, que continuou os loteamentos políticos, a corrupção e a falta de investimentos.

Com Dilma, não está sendo diferente, apesar de que no início de seu governo, Dilma adotou o discurso de que resgataria a credibilidade dos Correios colocando um ministro de sua confiança, Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento, no cargo de Ministro das Telecomunicações. Porém, nada disso aconteceu e os trabalhadores continuam sofrendo com a precarização de seus serviços.

A prova real disso é que governo Dilma Rousseff, publicou decreto que modifica o estatuto da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). Quase três semanas após a publicação de Medida Provisória (MP) que autorizava a modificação estatutária dos Correios, o governo finalmente tornou público o novo estatuto.

O novo estatuto faz com que os correios continuem sendo uma estatal, porém ele abre caminho para a privatização da empresa, pois permite que a empresa se torne sócia de empresas privadas, além de criar empresas subsidiárias, levando assim a terceirização dos serviços que deveriam ser de exclusividade dos correios.

Como se não contentassem com isso (e não se contentam mesmo), o novo estatuto enquadra a empresa na lei da Sociedade Anônima (S.A.), permitindo assim, a abertura do capital da empresa aos capitalistas, como aconteceu com a Petrobrás que o Governo “enche a boca” para dizer que é uma grande empresa pertencente ao país, mas grande parte de suas ações privatizada.

O novo estatuto, que vai atingir diretamente a vida de quase 110 mil trabalhadores dos Correios, foi feito de maneira oculta, pois o Governo temia uma enorme resistência dos trabalhadores contra a privatização, o governo do PT fez tudo às escondidas. Até mesmo após a publicação da MP o governo demorou mais de uma semana do prazo que havia estabelecido para apresentar o novo estatuto.

O fato é que isso mostra que o governo do PT, não se diferencia do governo neoliberal implantado pelo FHC, o que distingue um do outro é apenas o modo como é feito. O PT continua com as privatizações defendendo a classe burguesa, só que conseguem através de políticas compensatórias e falsos discursos de que isso é o melhor para o país e classe trabalhadora está sendo vista, e realmente vista está, porém não está sendo ouvida, pois calam a voz do povo, através da falsa ilusão que o Brasil ta crescendo e as condições do povo estão melhorando.

Leitores, a bolsa família é apenas uma forma de calar as pessoas, ela está muito abaixo do que a burguesia ganha do governo atual. Aprova é esse novo estatuto da ECT, o decreto do governo Dilma é um grande ataque aos trabalhadores e um enorme esquema de distribuição de dinheiro público para os capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário