terça-feira, 24 de maio de 2011

Ambientalistas são mortos no Pará: a justiça tardia


Um casal de ambientalistas foram assassinados na manhã desta terça-feira (dia 24) no Pará. Segundo os policias que investigam o caso eles foram mortos em uma tocaia e afirmam que tudo leva a crê que foi um crime encomendado.

O delegado falou que, por enquanto, não há suspeitos, porém a polícia já começou a reunir informações para encontrar aos criminosos. Parentes das vítimas e testemunhas do crime serão convocadas para prestar depoimento.

O crime pode ter chocado a população, mas as vítimas já temiam que eles pudessem ter esse fim. No final do ano passado, durante uma conferência ambiental na Amazõnia, José Claúdio subiu ao palco para contar que estava sendo ameaçado de morte, e já haviam prestado queixa à polícia sobre as ameaças constantes pelo qual sofriam.

Por serem defensores da natureza e estarem envolvidos em movimentos sociais, fez com que eles tivessem muitos inimigos na região,segundo a irmã do ambientalista isso fez com que as ameaças fossem consolidadas. "Nós somos ambientalistas e envolvidos com o movimento social. Muitos fazendeiros e madeireiros tinham interesse em que meu irmão e a mulher não atrapalhassem mais. Eles faziam denúncias de desmatamento, grilagem de terras e sempre foram ameaçados, mas nunca imaginamos que essas ameaças seriam consolidadas”.

O fato é que tudo leva a crer que o mandante do crime era um dos seus inimigos, ou seja ou um grande latifundiário, ou madereiro ou grileiro. Sabemos que eles não foram as primeiras pessoas a serem vítimas de tais tipos de pessoas, já aconteceu com Chico Mendes, Dorothy Stang e tantos outros, no entanto quem chama essas pessoas de baderneiros, desordeiros, criminosos? Pois quando O MST ocupa alguma fazenda, buscando um direito que é seu e que foram historicamente excluídos de tal a mídia logo os colocam como vândalos, criminosos entre outras denominações.

Os ambientalistas mortos já sabiam o risco que corriam, e por isso solicitou a polícia, mas os policiais fizeram algo para impedir o assassinato dos dois? Agora quando é solicitada para retirar sem-terras que ocupam alguma fazenda não demoram para chegarem ao local.

Até quando pessoas que denunciam os erros continuarão pagando com a vida? O Estado não faz nada para expulsar os grileiros da região amazônica, é por que eles não sabem? É talvez eles nunca sabem de nada. esse é o problema. Espero apenas que o sangue desses ambientalistas, nem de tantos outros continuem a serem derramados em vão, algo tem de ser feito para que isso não aconteça mais, e a primeira coisa a se fazer é colocar as coisas em ordem, devemos ver quem realmente é o bandido da história, por que nem sempre conseguimos enxergar os verdadeiros vilões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário