terça-feira, 18 de outubro de 2011

Valores capitalistas


Recentemente, após a morte de Steve Jobs, li em um site humorístico um comentário muito intrigante, ele questionou sobre a onda toda em torno da morte do Steve Jobs. Para ele e para todos ele foi um gênio, mas um gênio de incentivo comercial, para ele a morte do Steve Jobs causou mais impactos devido ao consumismo, ele ainda diz que isso é um reflexo de um mundo onde o “TER” sobrepõe-se ao “SER”.

Isso nós podemos até discordar, mas uma coisa é fato: o sistema capitalista faz com que coloquemos nossos valores em "coisas" em vez de nos "humanos", a grande maioria que chorou a morte dele, não sentirá falta dele, mas sim do que ele criava. O fato é que enquanto alguns tem a oportunidade de comprar um novo IPad a cada novo lançamento, milhões morrem por não ter o que comer.

Vemos hoje falar muito sobre inclusão digital, mas pouco se fala e menos ainda se faz para que todos tenham direito a mais básicos de todos os direitos; comida e bebida. Há tempos atrás vi uma reportagem em uma emissora de TV que mostrava uma criança no Haiti que participou de uma corrida promovida pelo exército brasileiro, pois sabia que iria ser distribuída água limpa, e ao final da corrida receberia comida (uma banana), o jornalista focava a superação dessa criança para ter esse acesso, mas isso mostra o quanto nós damos valores as coisas erradas, quantas pessoas vivem naquele país sem ter o que comer e/ou beber? Quantos desejariam ter ao menos 3 refeições diárias? E essas pessoas só passam por isso porque vivemos num sistema excludente, onde uma grande minoria tem tanto enquanto o restante da população não tem acesso aos mais básicos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário