quinta-feira, 27 de outubro de 2011

As ONGs como instrumentos do Imperialismo


Hoje, se fala muito sobre “desenvolvimento sustentável”, e no seio desse debate surgem várias ONGs que afirmam está a favor da conservação ambiental, como é o caso de ONGs e projetos financiados por organizações que, no nosso entendimento, parecem desenvolver atividades estreitamente vinculadas aos interesses imperialistas na região Amazônica: Woods Hole Research Center-WHRC, Large Scale Biosphere Atmosphere-LBA, World Wildlife Fund-WWF, The Nature Conservancy – TNC, Conservation International CI , Fundação Ford – FF, Novib, Oxfam, International Food Policy Research Institute - IFPRI, Instituto Lingüístico de Verão - SIL, New York Botanic Garden - NYBG, Instituto de Pesquisas da Amazônia - IPAM, Universidade da Flórida, PESACRE entre os outros.
O fato é que essas ONGs principalmente na Amazônia apresentam a “conservação ambiental” como uma forma de desenvolvimento econômico, no entanto por trás da falácia da preservação ambiental existem grandes financiamentos por parte dessas ONGs de grandes empresas multinacionais e universidades estadunidenses e europeias. E essas grandes empresas são grandes responsáveis pela degradação de nosso meio ambiente o que configura uma grande contradição. Além dos financimentos essas organizações internacionais operam também na amazônia diretamente em projetos de seus interesses. Podemos afirmar que esses projetos são financiados e desenvolvidos por agentes estreitamente interligados aos interesses do capital monopolista internacional, principalmente estadunidense.

As ONGs incentivam os moradores locais a preservarem a Amazônia, mas engana-se que elas fazem isso pensando na questão ambiental, pelo contrário, elas estão ali para garantir os interesses de seus financiadores, como nós sabemos a Amazônia é rica em minério, mas além disso, sua biodiversidade traz consigo uma gama de plantas que podem ser utilizadas na fabricação de remédios medicinais, e sua fauna por mais incrível que pareça também sua utilidade medicinal, existe por exemplo na Amazônia, um sapo que solta uma substância que pode ser usada no uso de anestesia.

Nesse sentido elas atuam não somente na intenção de conter os movimentos sociais que procuram realmente a conservação da natureza, como também garantir suas reservas ambiental-econômica, pois As ações dessas ONGs estão envoltas de um emaranhado de relações e de interesses do sistema atual vigente, visando o ramo da biotecnologia, que tem sua principal fonte de recursos nas matérias primas das áreas de florestas tropicais, e em especial a Amazônia.

Quem se interessar mais sobre o assunto pode baixar o artigo de Nazira Correia Camely, que é baseado na sua tese de doutorado que tratou sobre esse tema, o endereço para baixar o artigo é:

Nenhum comentário:

Postar um comentário