terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tremor de terra no município de Petrolina-PE é registrado por estações sismológicas

Após o tremor de terra ocorrido no último final de semana em vários lugares do município de Petrolina-PE, Dormentes-PE e Afrânio-PE, várias moradores da região ficaram preocupadas com a ocorrência de outros tremores e mais fortes.
 O evento foi registrado por diversas estações operadas pela UFRN. A hora de origem foi 15:48 UTC (12:48, hora local). A magnitude foi determinada em 3.1. Exemplos de registros pelas estações de Sanharó-PE (PCSA - Rede INCT) e Cabaceiras do Paraguaçu-BA (NBCP - Rede RSISNE) encontram-se abaixo:
Regitro  do tremor na estação PCSA, Sanharó-PE
 Registro do tremor na estação NBCP, Cabaceiras do Paraguaçu-BA

Os especialistas reconhecem que abalos sísmicos nessa área do Nordeste não são comuns, pois a região está no meio de uma placa tectônica e esses tipos de tremores ocorrem mais intensamente nos limites entre essas placas. No entanto, como é o caso de Caruaru-PE existem fissuras rochosas a qual chamamos de falhas tectônicas e elas podem causar tremores de até 5 na escala Richter.

Não sabemos se este é o caso da região, porém seria de suma importância uma análise geológica na região, o que possibilitaria um melhor entendimento sobre o tremor de terra ocorrido no sertão pernambucano e consequentemente permitiria uma análise da frequência que um evento como esse poderia acontecer na região. No entanto sabemos que é improvável um terremoto de grande proporção na região, por isso não há motivos para pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário