Com pré-sal, Brasil pode deixar de ser país 'mais desigual do mundo', afirma Dilma Rousseff. “O pré-sal é do povo” diz O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Essas são frases que ouvimos de nossos governantes sobre a exploração do pré-sal, eles falam todas as vantagens desse passo que o Brasil dá em relação a exploração do petróleo, onde nosso país, que atualmente ocupa o 24o. lugar entre as maiores reservas de óleo e gás no mundo, poderia passar para o oitavo ou nono lugar, posições hoje ocupadas por Venezuela e Nigéria, respectivamente. Em termos de incremento das reservas, o salto representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões de barris de óleo equivalente.
Porém no meio dessas vantagens e desse discurso surge a dúvida: será que realmente o lucro provido a partir da exploração do petróleo vai ser utilizado para benefício da população? Ou será que mais uma vez, como é comum em nosso país, ela servirá apenas a camada dominante de nosso país?
Perguntado se com a exploração do pré-sal, o preço da gasolina iria diminuir, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão afirmou que isso não ocorrerá. Eis então a contradição se o Brasil irá produzir mais petróleo é normal que com mais produto no mercado diminuísse assim o preço dos derivados do petróleo, na Venezuela, por exemplo, a gasolina equivale a 9 centavos, sabemos é claro que sua população é bem menor que a brasileira, porém isso não justifica essa diferença brutal de preços sendo que Brasil pretende produzir tanto quanto ela.
Acrescenta ainda a essa série de interrogações o fato de se o petróleo do pré-sal é do “povo brasileiro” porque então algumas empresas privadas inclusive multinacionais ficarão com grande parte dos lucros? É certo que a Petrobras operará todos os blocos do pré-sal que ainda não foram licitados e terá uma participação de pelo menos 30% em cada um deles, mas ainda é pouco se pensarmos no que isso pode vir a ser aplicado realmente para benefício da população, lembrando que a Petrobras apesar de ser uma empresa estatal, tem acionistas privados.
Então devemos antes de nos gabar pelo feito, devemos no entanto nos questionar quais reais benefícios para a população, lembrando que essa exploração deverá inclusive acarretar uma série de problemas ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário